Educação, Meio Ambiente, Economia Solidária e Sustentabilidade em Mata de São João na Bahia.

Artesã, defensora do meio ambiente, empreendedora com cerca de 25 anos de experiência no atendimento ao público turístico de Mata de São João, no domínio e aplicação de técnicas artesanais, confecção e venda de acessórios, na produção de letreiros para comunicação visual, seu trabalho e arte unem sua luta pelo social e meio ambiente, voluntária em assistir, atender e facilitar sua experiência a outras mulheres, homens e público infanto juvenil das comunidades populares da região do Litoral Norte, tem trajetória de destaque em Mata de São João.


Educação, Meio Ambiente, Economia Solidária e Sustentabilidade.

Sua vivência com projetos ecológicos começam na Reserva Sapiranga- Litoral Norte baiano- dando aulas voluntárias de artesanato a crianças, o projeto além da facilitação de destreza manual com peças produzidas de cascas, arames, material reciclado e outros, visou também o levantamento de recursos para promover acesso e deslocamento a espaços ecológicos públicos para as crianças do projeto.

Ministrou aulas de artesanato no Projeto Floresta Sustentável para a mesma turma, porém agora todos já adolescentes.

Sua expertise a São Paulo dando aulas de velas decorativas e perfumadas em 2002 na cidade de Pedra Bela alcançando o público infanto juvenil.

Em Salvador, na associação Kilombo do Beirú, deu aulas de reciclagem para o projeto de economia solidária do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros na comunidade da Zona Rural de Mata de São João.

Ensinou bordado e outras técnicas para os moradores do Retiro no Projeto de Identidade Cultural trazido pelo CESOL, através de sua solicitação, esse mesmo projeto sofreu interrupção por falta de apoio sobretudo do poder publico municipal, mas continuou sua iniciativa de forma pessoal reunindo os interessados em Economia Solidária.

Deu aulas de crochê no Projeto Via Cultura do Instituto Imbassai para um grupo de mulheres profissionalizando as.

Se integrou a Associação dos Moradores da Comunidade do Retiro – Associação de Artesãos e Agricultores- em 2009, regulamentou a documentação do terreno da sede, criou junto com o CESOL a primeira logomarca da associação e realizou diversos trabalhos sociais na comunidade através da mesma.

Atuante, em busca de justiça social e melhoria da comunidade inseriu a Associação em todos os conselhos de acompanhamento de obras dos hotéis Grand Palladium, IberoStar, Siravol. Alçou uma cadeira como suplente no Conselho Municipal de Cultura de Mata de São João; Conselho de Desenvolvimento Sustentável; atuou como conselheira titular da APA Litoral Norte; na Associação do Fórum Sustentável Costa dos Coqueiros, foi contemplada com o projeto Desperta Litoral do edital da SETRE, onde recebeu insumos e equipamentos para os associados. Participou de todas as reuniões que aconteciam com as Associações na Prefeitura. Todos os fóruns de debates para melhoria do município, buscou a inclusão do nome da localidade do Retiro no mapa do Município, nessa empreita buscou a inclusão da mesma nos planos municipais, um deles o de esgoto sanitário, que a comunidade não estava inserida.

Kátia participou dos fóruns de discursão para implantação da lei de economia solidaria, também até aqui, sem muito interesse do setor público. Através da Associação com muita luta conseguiu, fazer uma atividade de importante impacto Social na comunidade trazendo a Secretaria do Trabalho, Ação Social e Cartório para os moradores tirarem registro de nascimento, RG, título e com os documentos fizeram seus cadastros para receber Bolsa Família, muitas famílias foram beneficiadas.

Na mesma época, lutou pela melhoria da estrada de cascalho, solicitando asfalto com a união da comunidade. Fez ainda uma cobertura na área da associação onde eram realizados reuniões mensais. Em parceria com o instituto Imbassai e projeto Tamar realizou o cinema ambiental para crianças e adultos, algumas festas comemorativas, bazares com doações de objetos dos hotéis e pessoas físicas onde se arrecadou dinheiro para manter a associação e outras atividades. Fez a aquisição de um stand/barraca em parceria com o Ibero Star para vendas de artesanato, no Palladium Imbassai.


Também graças a sua inciativa e atuação:

Conseguiu vagas em cursos promovidos pelos hotéis e instituto Imbassai assim como indicações de emprego para as pessoas da comunidade.

O Projeto salvação da lavoura no Retiro, recebe ferramenta e semente todo ano. Cursos de segurança, informática, onde muitos conseguiram seus certificados.

Acessibilizou o curso de corte e costura do SENAC para 20 mulheres da região

Projeto Mão dupla onde no final recebeu recurso.

Forum Costa dos Coqueiros recebeu ferramentas e curso de capacitação em Economia Solidaria.

Encaminhou a Embasa melhoria na distribuição da água, provendo a moradores da comunidade que não tinham acesso por estarem em localidades geograficamente mais elevadas.

Incluiu a comunidade do Retiro – sem saneamento - no plano de esgoto sanitário.

Pleiteou a colocação de placa de sinalização no Açu da Torre indicando o bairro do Retiro e deu entrada no ministério publico para colocar energia na comunidade.

Conseguiu viabilizar o registro profissional, provendo carteiras para mais de 200 artesãos e atendimento do CESOL, onde foi criado grupo que só estacionou atividades por conta da pandemia.

Realizou mutirão para construir espaço cultural no Retiro - Espaço Cultural Quilombo do Retiro – para a realização de aulas de capoeira e outras atividades culturais e agrícolas com a comunidade.

Realizou ainda em prol das comunidades da região, Bazares e doações, além de encaminhar para atendimento médico, fazer exames, prótese dentária, óculos e até mesmo enxoval.

Contribuindo, apoiando, fomentando e realizando projetos educativos, culturais, artísticos; gerando emprego e renda, em Mata de São João; realizou atividades populares com dedicação, buscando soluções para as comunidades, e hoje Kátia se lança da sua luta pessoal e contínua a esfera pública nas eleições do ano de 2020 em Mata de São João pleiteando cargo de Vereadora do município.

Comentários